O FESTIVAL

Olá!

Bem-vindo ao Festival Muito Prazer. Aqui você poderá conhecer um pouco mais da identidade cultural das cidades do estado do Rio de Janeiro que nós construirmos parcerias e realizarmos atividades artísticas e culturais.

Movidos pelo desejo de ampliar o seu acesso à diversidade de expressão cultural presente no estado fluminense, criamos um festival que vai associar a Música, “arte das musas” (da mitologia grega), a linguagem artística que a população brasileira mais utiliza para manifestar seus modos de vida e de ativação da memória, à Gastronomia, a arte que cria novas formas para o preparo de iguarias com a finalidade de obter o máximo de deleite na degustação, uma forma salutar de manifestação da identidade de uma comunidade, de uma cidade, de um país, e ao Artesanato, a produção de arte aliada à prática funcional que também expressa modos de vida de uma sociedade. Assim quando ocuparmos praças, espaços públicos de cidades do estado do Rio de Janeiro, levaremos sempre conosco o objetivo de fomentar e fortalecer a criatividade da população, de produzir encantamento e, por conseguinte, de potencializar a geração de renda ao oportunizar a criação de novos postos de trabalho, além de promovermos o turismo cultural.

Vem com a gente fazer uma “viagem” ao expressivo universo de diferentes cidades de um estado rico em diversidade e pluralidade de cultura, de patrimônio material e imaterial e de uma singular natureza, ao reunir em um só território serra, mar, com as mais belas paisagens do país. 

POR QUE ALIAR GASTRONOMIA
ÀS VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS?

Antes restrita às cozinhas e aos fornos das casas, a gastronomia, que tem sua origem na cultura humana, a cada dia se torna um dos maiores nichos de negócios no século XXI. A gastronomia fomenta a diversidade de expressão cultural e econômica das cidades, aquece o comércio e, ao mesmo tempo, incrementa o mercado de prestação de serviços em geral, especialmente no campo do turismo.

Ao reunir uma singular cadeia criativa e produtiva, a gastronomia alia à geração de renda e empregos a qualificação dos trabalhadores diretamente envolvidos. E, quando aliada às práticas, vivências e experiências artísticas, a gastronomia se potencializa como uma das formas mais atraentes e objetivas de reunir pessoas de diferentes faixas etárias, áreas do conhecimento e segmentos sociais para agregar valor à identidade cultural da sociedade. 

            Considerando que o Rio de Janeiro já foi a capital do país, chegou a ser a capital de Portugal no século XIX e ocupa o espaço de vitrine cultural brasileira, a “Cidade Maravilhosa”, o estado fluminense é fonte dos mais importantes movimentos culturais do país – na Música com o Chôro, Samba, Forró Pé de Serra, Bossa Nova, Tropicália, Roque Brasil, Reggae; no Teatro com Oduvaldo Viana Filho, Augusto Boal e Ammir Haddad; assim como em movimentos da literatura, artes visuais, dança, o Rio de Janeiro é a cidade que alavancou o projeto modernista brasileiro e, portanto, afirmou e fortaleceu a identidade cultural nacional. Se ao olhar do povo estrangeiro a cidade é mais conhecida que o Brasil, o Festival Muito Prazer nasce onde a arte tem potencial singular e, ao somar à gastronomia, contribui para fortalecer os projetos próprios de desenvolvimento e de emancipação política das cidades do Estado do Rio de Janeiro.

O Festival Muito Prazer se lança para valorizar as tradições, abrir novas frentes de produção. Vem com a gente fazer a interação com a memória histórica e contemporânea das cidades do estado do Rio de Janeiro.